Se podemos afirmar que todo o ser humano nasce com os requisitos necessários para aprender a falar em um curto espaço de tempo, não podemos fazer a mesma afirmação quanto a aprender a escrever.
A escrita é um produto cultural adquirido por meio da relação ensino-aprendizagem. Para aprender a escrever, a criança precisa viver em uma sociedade letrada ou ter acesso ao ensino do letramento. Se o meio não for apropriado, a criança terá domínio muito precário da língua escrita.
O processo fônico de alfabetização consiste no ensino da leitura partindo-se do som da letra para a sua representação gráfica; da sílaba para a palavra, e desta para a frase. O professor, antes de ensinar as consoantes, prepara os alunos ensinando-lhes as vogais.
Assim que a criança conhece os sons e sabe reconhecer a representação das vogais, tem seqüência o ensino das consoantes, que obedece ao seguinte critério:
A escolha das consoantes é feita com base no cotidiano da criança, ou seja, as primeiras sílabas ensinadas são construídas com consoantes que permitem a formação de um vocabulário conhecido pelo educando. Com as palavras, os alunos passam a construir frases, sempre associadas ao seu cotidiano, para, posteriormente, terem contato com textos integrais.
A eficácia do processo fônico de alfabetização pode ser comprovada por algumas das conclusões publicadas pelo National Reading Panel, nos Estados Unidos:
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